O evento recebeu este nome para homenagear o pesquisador-artista José Luiz Kinceler e sua proposta relacional integrando arte e vida. Falecido em 2015, Kinceler foi professor da Udesc Ceart, destacando-se por práticas contemporâneas de produção de arte coletiva.
Oficina: Visitação
Circuitos de Arte Pública em Florianópolis por ruas do bairro Itacorubi, guiada
pela Doutoranda Sandra Conceição Nunes da UDESC.
Os presentes receberam informações sobre políticas públicas do governo de Santa Catarina com relação a Arte Pública e o trabalho que órgãos desenvolvem no Estado. Em Florianópolis existem Leis e Decretos que gerenciam o incentivo através do IPUF - Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis. Fonte: http://www.pmf.sc.gov.br/entidades/ipuf/index.php?cms=arte+publica+em+florianopolis&menu=5
Na visão da Doutorante e educadora, o conhecimento desta arte nas escolas é um veículo de informação que incentiva o futuro cidadão ser responsável, pelo patrimônio da sociedade na qual está inserido. Atualmente a Lei Complementar nº 001/97 de 21 de maio de 1997 - Das Obras de Arte nas Edificações em seu Art. 81 incentiva, construtoras a ter em suas edificações obras de arte que tenham acesso aos cidadãos e recebem um benefício de 3%. Florianópolis possui aproximadamente, 220 projetos de Arte Pública, desenvolvidos por 38 artistas, entre eles Janga, Paulo Dame, Jandira Lorenz, Jorge Schroder, Nani Eskeisen.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sinta-se a vontade de deixar uma mensagem. Agradeço