Seguidores

quarta-feira, 16 de abril de 2025

CLIII - FAROL SANTA MARTA

Foto: Bismarck Medeiros Marinho

História do Farol Santa Marta

O Farol de Santa Marta, em Laguna, Santa Catarina, foi construído para guiar os marinheiros e sinalizar a posição da Pedra do Campo Bom. O farol é um símbolo turístico da região e um dos maiores do mundo.  Foi projetado pelos franceses Barbier Bernard e Turenne, Inaugurado em 11 de junho de 1891, Tem 29 metros de altura, Possui 142 degraus em espiral. Uma obra importante pois permitiu a navegação mais segura em alto mar e indicou a posição da Pedra do Campo Bom, que afundou o navio de Giuseppe Garibaldi em 1839. Faz o balizamento da aerovia W14 entre as Áreas de Controle Terminal de Porto Alegre e Florianópolis. A visitação dentro do farol é permitida com agendamento prévio pela Capitania dos Portos. Está situado no Cabo de Santa Marta, em Laguna, no Sul de Santa Catarina. De cima do farol é possível ter uma vista privilegiada do Cabo de Santa Marta e arredores. Em sua construção, O Farol de Santa Marta é a maior estrutura do mundo construída inteiramente com óleo de baleia, segundo a Delegacia da Capitania dos Portos em Laguna (DelLaguna). O óleo utilizado veio da baleia-franca, que costuma migrar para a região no inverno. À noite com céu limpo, o alcance luminoso chega a 46 milhas náuticas ou 85,1 quilômetros. Já o alcance geográfico, visível durante o dia com céu claro, é de 22 milhas náuticas, o que dá 40,7 quilômetros. Próximo à Prainha existem enormes sambaquis, sítios arqueológicos onde as populações pré-históricas usavam como depósito de resíduos. As principais praias do Farol são: Praia do Cardoso, Praia da Cigana, Praia do Farol (ou Prainha), Praia da Teresa, Praia da Galheta, praia do Ipuã e Praia do Gravatá.  O local carrega muitas histórias. Uma delas é a lenda sobre um acidente que teria acontecido em 1737, ao Sul do Cabo. Na ocasião, uma nau espanhola chamada Santa Marta naufragou devido a uma rebelião. Assim, aproximadamente 200 náufragos foram para Laguna, onde buscaram ajuda. Foi a partir dessa lenda que o local foi batizado com o nome de Cabo de Santa Marta.

A vila do Farol de Santa Marta é um lugar único, situada numa península é rodeada por belas praias, promontórios rochosos e imensas dunas, onde o imponente farol se destaca na paisagem, com suas casas coloridas espalhadas nas encostas dos morros com vista para o mar. Cerca de 3 mil pessoas moram no lugar, mas na temporada de verão aumenta muito.

O Morro do Céu proporciona as melhores vistas panorâmicas do Cabo de Santa Marta, da vila e do farol ao longe. É o ponto mais alto da região, proporcionando vistas de 360 graus, com vistas também da Praia Grande e a imensidão de dunas.

Fonte: https://www.viagensecaminhos.com/farol-de-santa-marta-sc/ 


Fotógrafa: Shayda Cazaubon

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade de deixar uma mensagem. Agradeço