A cidade de Curitiba na linguagem indígena (Kur yt tiba) significa lugar de muitos pinhões ou lugar de muitos pinheiros Araucária (Araucária angustifólia), cujo nome foi pronunciado pelo cacique Tindiquera da tribo dos Tinguis, quando os colonizadores solicitaram um nome para sediar a nova vila.
O embarque no trem para Morretes é
na Rodoferroviária de Curitiba localizada região central da cidade, com fácil
acesso. É o primeiro terminal rodoviário integrado com estação de trem.
Enquanto a estação ferroviária opera o trem turístico com saída pela manhã e
retorno no final da tarde, a rodoviária tem um número expressivo de ônibus e de
passageiros anualmente. A parte mais alta da ferrovia é de 952 metros. Quando
parte de Curitiba sobe 47 metros e depois desce 942 metros, para chegar em
Morretes, com altitude de 10 metros.
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Se não estivesse chovendo e com
cerração seriam observados, todos os pontos turísticos com definição. No
percurso, o trem sai da estação Serra Verde Express. no Bloco 3 da
Rodoferroviária, com duração de 3horas e meia, pois em determinados
entroncamentos tem que esperar que trens de cargas façam seu percurso. Passa
pelas cidades de Pinhais e Piraquara antes de adentrar na floresta Atlântica do
Brasil – A Serra do Mar Paranaense. A composição do trem são 22 vagões, em cada
um deles 20 pessoas, com um guia explanando o percurso, por sinal uma
verdadeira aula de história e outros funcionários. Em virtude da
impossibilidade de lembrar de tudo que o guia informou aproveitei a oferta de
um livro que conta a história turística das últimas duas décadas: TREM DA SERRA
DO MAR PARANAENSE – Ferrovia Paranaguá – Curitiba desde 1885 escrito por Ana
Carolina Kuczkowski. Fábio Rozalinski Kuczkowski (In
Memorian) e Natanael Greco-Ferlizi, para transcrever alguns tópicos e imagens interessantes,
para compreensão.
O trem passa pela Estação da Roça
Nova que foi adquirida e revitalizada por um empresário local que também
adquiriu o antigo túnel 15 desativado em 1969 e usado, para a maturação do
espumante branco, onde está instalada a adega Cave
Colinas de Pedra.
Clique neste link para conhecer a
beleza da adega Cave Colinas de Pedra.
A Floresta Atlântica é composta por
diversidade da flora como árvores nativas: Imbaúba; Bambu; Bromélias; Chuva de
Ouro; Angico Branco; Guapuruvu; Imbuia; Ipê Amarelo e Ipê Roxo; Manacá da
Serra; Orquídeas; Palmito; Quaresmeira; Samambaias; Xaxim; Bacupari; Flamboyant.
Com relação a Fauna a Floresta Atlântica por ser uma floresta densa dificulta
grandes animais. As espécies mais comuns são: Gambá; Tamanduá Mirim; Tatu
Galinha; Morcegos; Macaco Prego; Bugio Ruivo; Quati; Irara, Onça Parda;
Jaguatirica; Onça Pintada; Cateto; Curtia; Ouriço; Serelepe; Paca. Preá; Ratos
de Espinho, Lebre, Capivara e Anta. Com relação as aves nativas: Saíras Militar
e o de Sete Cores; Jacutinga; Jacu; Macuco; Tucanos; Tiés; Pica-paus; Araponga;
Gralha Azul; Urubu de Cabeça Preta; Gavião Pega-Macaco; Gavião Carijó, Papagaio
de Peito Roxo; Maitacas, Coruja.
Até chegar em Morretes observa-se ruínas
e a magnífica descida da Serra do Mar, onde o trem passa ao lado de cachoeiras,
penhascos, por 30 pontes e 14 túneis, com destaque para Ponte metálica São João
e o Viaduto Carvalho, bem como o Rio Ipiranga, uma palavra indígena que
significa água vermelha em virtude dos minerais que ficam no fundo do rio e são
revirados com as chuvas e alteram o aspecto cristalino da água.
Túnel 13
É o único túnel a ser construído com
tecnologia moderna com 452 metros de comprimento e demorou mais de três anos
para ficar pronto. Foi inaugurado em 1969. Os túneis restantes foram
construídos som pólvora negra (implosão) e picaretas.
Ponte Metálica São João
https://www.youtube.com/watch?v=BrcMwp5qWXg
Viaduto Carvalho – Serra do Mar
Rio Ipiranga
Ipiranga é uma palavra indígena que
significa água suja ou barrenta em virtude dos minerais depositados no fundo do
rio que no período de chuvas são revirados e mudam o aspecto cristalino da água.