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sábado, 22 de outubro de 2022

PERCURSO CCXXIII - Viagem de Trem até a cidade de Morretes - Curitiba

A cidade de Curitiba na linguagem indígena (Kur yt tiba) significa lugar de muitos pinhões ou lugar de muitos pinheiros Araucária (Araucária angustifólia), cujo nome foi pronunciado pelo cacique Tindiquera da tribo dos Tinguis, quando os colonizadores solicitaram um nome para sediar a nova vila.

O embarque no trem para Morretes é na Rodoferroviária de Curitiba localizada região central da cidade, com fácil acesso. É o primeiro terminal rodoviário integrado com estação de trem. Enquanto a estação ferroviária opera o trem turístico com saída pela manhã e retorno no final da tarde, a rodoviária tem um número expressivo de ônibus e de passageiros anualmente. A parte mais alta da ferrovia é de 952 metros. Quando parte de Curitiba sobe 47 metros e depois desce 942 metros, para chegar em Morretes, com altitude de 10 metros.

https://br.pinterest.com/pin/360358407678962246/


Se não estivesse chovendo e com cerração seriam observados, todos os pontos turísticos com definição. No percurso, o trem sai da estação Serra Verde Express. no Bloco 3 da Rodoferroviária, com duração de 3horas e meia, pois em determinados entroncamentos tem que esperar que trens de cargas façam seu percurso. Passa pelas cidades de Pinhais e Piraquara antes de adentrar na floresta Atlântica do Brasil – A Serra do Mar Paranaense. A composição do trem são 22 vagões, em cada um deles 20 pessoas, com um guia explanando o percurso, por sinal uma verdadeira aula de história e outros funcionários. Em virtude da impossibilidade de lembrar de tudo que o guia informou aproveitei a oferta de um livro que conta a história turística das últimas duas décadas: TREM DA SERRA DO MAR PARANAENSE – Ferrovia Paranaguá – Curitiba desde 1885 escrito por Ana Carolina Kuczkowski. Fábio Rozalinski Kuczkowski (In Memorian) e Natanael Greco-Ferlizi, para transcrever alguns tópicos e imagens interessantes, para compreensão.










 Ao sair da área urbana surgem as Araucárias, símbolo do Paraná.


O trem passa pela Estação da Roça Nova que foi adquirida e revitalizada por um empresário local que também adquiriu o antigo túnel 15 desativado em 1969 e usado, para a maturação do espumante branco, onde está instalada a adega Cave Colinas de Pedra.



Clique neste link para conhecer a beleza da adega Cave Colinas de Pedra.

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A Floresta Atlântica é composta por diversidade da flora como árvores nativas: Imbaúba; Bambu; Bromélias; Chuva de Ouro; Angico Branco; Guapuruvu; Imbuia; Ipê Amarelo e Ipê Roxo; Manacá da Serra; Orquídeas; Palmito; Quaresmeira; Samambaias; Xaxim; Bacupari; Flamboyant. Com relação a Fauna a Floresta Atlântica por ser uma floresta densa dificulta grandes animais. As espécies mais comuns são: Gambá; Tamanduá Mirim; Tatu Galinha; Morcegos; Macaco Prego; Bugio Ruivo; Quati; Irara, Onça Parda; Jaguatirica; Onça Pintada; Cateto; Curtia; Ouriço; Serelepe; Paca. Preá; Ratos de Espinho, Lebre, Capivara e Anta. Com relação as aves nativas: Saíras Militar e o de Sete Cores; Jacutinga; Jacu; Macuco; Tucanos; Tiés; Pica-paus; Araponga; Gralha Azul; Urubu de Cabeça Preta; Gavião Pega-Macaco; Gavião Carijó, Papagaio de Peito Roxo; Maitacas, Coruja.

Até chegar em Morretes observa-se ruínas e a magnífica descida da Serra do Mar, onde o trem passa ao lado de cachoeiras, penhascos, por 30 pontes e 14 túneis, com destaque para Ponte metálica São João e o Viaduto Carvalho, bem como o Rio Ipiranga, uma palavra indígena que significa água vermelha em virtude dos minerais que ficam no fundo do rio e são revirados com as chuvas e alteram o aspecto cristalino da água.  

 

Túnel 13



É o único túnel a ser construído com tecnologia moderna com 452 metros de comprimento e demorou mais de três anos para ficar pronto. Foi inaugurado em 1969. Os túneis restantes foram construídos som pólvora negra (implosão) e picaretas.

 

Ponte Metálica São João

https://www.youtube.com/watch?v=BrcMwp5qWXg



Viaduto Carvalho – Serra do Mar



Rio Ipiranga


Ipiranga é uma palavra indígena que significa água suja ou barrenta em virtude dos minerais depositados no fundo do rio que no período de chuvas são revirados e mudam o aspecto cristalino da água.

































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