Seguidores

sábado, 22 de outubro de 2022

PERCURSO CXXII - Duas vertentes religiosas - Curitiba

Quando cito vertentes religiosas autentico meu pensamento sobre religião, ou seja, temos que respeitar a diversidade de crenças religiosas existentes no Brasil. Religião é uma palavra derivada do latim “Religare”, que significa “ligar novamente”, é o processo que une nossa essência com a essência de Deus.  A escolha da Religião ocorre de dentro para fora, não é adquirida por herança familiar ou escolhida por fanáticos religiosos que apregoam que a sua religião é verdadeira e menosprezam as demais. A religião está ligada ao sagrado: objeto, lugar, tempo, ritual, palavra etc.

Primeira - Católica

História da Catedral de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais segue viva no Arquivo Público Municipal

“A atual catedral começou a ser construída em 1876, cinco anos depois da foto tirada por Volk, quando a então Igreja Matriz foi demolida por risco de desabamento. Da Matriz, restaram apenas o relógio da torre, os altares retábulos e os poucos registros fotográficos preservados em acervos históricos. A construção levou 18 anos para ser concluída, em 1893. Desde então, a Igreja já enfrentou três restauros e presenciou grandes momentos na história curitibana, como a passagem do dirigível alemão Hildenburg, em 1936, e a visita do Papa São João Paulo II, em 1980.”

Fonte: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/historia-da-catedral-de-nossa-senhora-da-luz-dos-pinhais-segue-viva-no-arquivo-publico-municipal/65300#:~:text=Matriz%20%C3%A0%20Catedral-,A%20atual%20catedral%20come%C3%A7ou%20a%20ser%20constru%C3%ADda%20em%201876%2C%20cinco,fotogr%C3%A1ficos%20preservados%20em%20acervos%20hist%C3%B3ricos.


Fonte: Daniel Castellano



















Segunda - Ucraniana

Predominantemente o cristianismo, onde principalmente são greco-católicos ucranianos e ortodoxos ucranianos.

História do Memorial da Imigração Ucraniana

Réplica da Igreja de São Miguel Arcanjo, original no final do século XIX construída pelos imigrantes ucranianos na Serra do Tigre em Marechal Mallet, Paraná. A Capela de São Miguel é do tempo no qual as paredes não tinham pregos e sobrava madeira de alta qualidade nas florestas nativas. As vigas eram apenas encaixadas. Sua arquitetura foi copiada na réplica feita em Curitiba. Ao lado da capela está o campanário, que simboliza a integração à nova terra e a importância da religião como mantenedora da unidade cultural. Está localizado no Parque Tingui e é cercado por uma bela área verde. Endereço: Rua Dr. Mba de Ferrante, s/nº, Parque Tingui – São João.

Fonte: https://temcidades.com.br/curitiba-memorial-da-imigracao-ucraniana/










 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade de deixar uma mensagem. Agradeço