Seguidores

terça-feira, 26 de março de 2024

Percurso 5 - Buenos Aires - Catedral Metropolitana

Catedral ou Sé é o templo cristão em que se encontra a sede de um bispo e uma diocese, com seu cabido. Deriva do latim cathedra (cátedra, cadeira), de maneira que o nome catedral faz referência ao trono do bispo. O termo é empregado para alguns templos católicos, ortodoxos, anglicanos, protestantes e pentecostais.

Principal sede da Igreja Católica na Argentina,  uma das obras arquitetônicas mais importantes da época colonial, a Catedral Metropolitana de Buenos Aires é um  Monumento Histórico Nacional. Mas nem sempre funcionou no mesmo edifício, o primeiro deles data de fins do século XVI e, após  inundações, incêndios, uso de materiais precários e até defeitos estruturais foi erguida a sexta e definitiva construção, sob o comando do arquiteto italiano Antonio Masella, uma estrutura final em estilo neoclássico, a obra teve início em 1752 e só foi terminada cem anos após. mas a decoração foi concluída em 1911. 

Visitar o espaço interior da Catedral de Buenos Aires é viver uma experiência visual e, sobretudo, emocional. Impossível não se sensibilizar com a beleza das cinco naves, os 41 metros de altura da cúpula ou as catorze pinturas da Via Crucis, obra do italiano Francesco Domenighini, que originalmente se encontravam na Igreja de Pilar. É também hoje um verdadeiro museu em honra ao Papa Francisco. No local, pode-se ver objetos pessoais e de liturgia utilizados pelo então arcebispo Jorge  Bergoglio durante os 15 anos de seu ministério pastoral na capital portenha. 

Mausoléu do General José de San Martín, , líder da independência argentina.


Observou-se a troca de guarda em frente ao túmulo do  General José de San Martin, um general argentino e o primeiro líder da parte sul da América do Sul que obteve sucesso no seu esforço para a independência da Espanha, tendo participado ativamente dos processos de independência da Argentina, do Chile e do Peru. Nascimento: 25 de fevereiro de 1778, Yapeyú, Argentina. Falecimento: 17 de agosto de 1850, Bolonha-sobre-o-Mar, França. Sepultamento: 28 de maio de 1880, Catedral Metropolitana de Buenos Aires, Buenos Aires, Argentina. Os soldados da Guarda são chamados de Granadeiros de São Martin. Embora silenciosa foi belíssima a apresentação.

Fonte: https://aguiarbuenosaires.com/catedral-metropolitana-de-buenos-aires/

















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade de deixar uma mensagem. Agradeço