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quarta-feira, 27 de março de 2024

Percurso 12 - Buenos Aires - Apenas Click

 Fotos da viagem no ônibus de turismo pelos bairros e na caminhada pelo Centro da cidade de Buenos Aires.


Este foi o Hotel onde nos hospedamos nota 10

https://www.argenta-tower.com.ar/




Monumento a los Caídos el 6 de Septiembre de 1930 (Monument to the fallen of September 6th, 1930), located in Plaza Juan XXIII, was designed by sculptor Agustín Riganelli in 1932. The memorial, which depicts a mother holding her dead son, pays tribute to those who perished during the military coup led by General José Félix Uriburu to overthrew president Hipólito Yrigoyen.

Fonte:https://www.flickr.com/photos/wallyg/7897965434







Palacio San Martin – Fachada Principal Este belo palácio de estilo Beaux-arts foi projetado para Mercedes Castellanos de Anchorena, membro de uma das famílias mais representativas da aristocracia portenha, pelo arquiteto Alejandro Christophersen, em 1905




Plaza Lavalle com a escola de Presidente Roca - Buenos Aires, Argentina





Parque Costanera Norte Punta Carrasco - Buenos Aires






Estátua de Cristóvão Colombo


A estátua tem 60 toneladas e seis metros de altura. Segundo o governo da cidade de Buenos Aires, ela foi um presente dos italianos no ano de 1921 e entregue ao município.


 

Monumento à Justo José de Urquiza - Buenos Aires. Grande monumento compacto de homenagem a um presidente da Argentina (século XIX). É uma estátua equestre assente num enorme bloco de pedra tendo na sua base várias outras estátuas de pessoas, que relembram uma batalha no século XIX em que Urquiza participou. Na frente do bloco de pedra está uma enorme escultura representando um mulher.





Monumento al General Juan Lavalle - Buenos Aires. é o único monumento na cidade constituido de uma torre sustentanto uma estátua. Tem ao todo 26 metros de altura e chama a atenção de todos que passam pela área,  em 1887





                   Buenos Aires Marriott - espaço de turismo hotéis e lojas





Mural en la embajada de Brasil. Pelé saluda a Gardel. Argentina y Brasil hermanos.




                                   Monumento Alla Fratellanza
La Plaza Italia de la Ciudad de La Plata està situada en la intersecciòn de las avenidas 7 y 44, y la cruzamos de camino desde la Terminal de òmnibus hasta el centro de la ciudad y viceversa. Originalmente fue llamada Plaza Ministerio de Hacienda, pero a partir de 1895 fue rebautizada con el actual nombre de Plaza Italia, en homenaje a la Unificaciòn Italiana y al vìnculo de amistad de ese paìs con Argentina. Entre su forestaciòn se pueden observar tilos, pinos, timbòes y ombùes. Su principal sìmbolo es el històrico Monumento Alla Fratellanza (monumento a la hermandad), el cuàl se trata de una columna basada en la Columna de Nelson situada en Trafalgar Square de Londres, y està realizada en granito, con capitel jònico, coronando su cima la figura de un àguila de bronce que transporta las banderas argentina e italiana, obra del escultor milanès Giovanola. Èste fue de los primeros residentes italianos en La Plata, ciudad que por otra parte, fue receptora de grandes oleadas inmigratorias desde fines del siglo XIX, y las cuàles dejaron plasmadas sus huellas tanto en las esculturas como en la intensa actividad que mantienen los diferentes cìrculos italianos de la zona. Como consecuencia, por una Ley del año 2016 se declaró a La Plata como Capital del Inmigrante Italiano.  Fonte: https://www.tripadvisor.com.br/LocationPhotoDirectLink-g312747-d10317834-i357216996-Plaza_Italia-La_Plata_Province_of_Buenos_Aires_Central_Argentina.html





Ônibus Tour de Buenos Aires

Itinerário do ônibus

O ônibus turístico Buenos Aires Bus faz 22 paradas permitindo subir e descer em cada uma delas e têm uma frequência de 20 minutos.

As paradas que o ônibus realiza são as seguintes: Florida; Plaza de Mayo; Plaza del Congreso San Telmo; Estadio del Boca Juniors; El Estaño 1880; Caminito (La Boca); Madero Este; Puerto Madero; Galerias Pacífico; Plaza General San Martín; MALBA; Parque Tres de Febrero; Campo Argentino de Polo; Bairro Chinês; Museu Larreta; Las Cañitas; Zoo de Buenos Aires.

Horário

O ônibus turístico de Buenos Aires funciona das 9:00 às 17:00 horas, de segunda a domingo. O serviço realizando a rota completo acaba às 20:00 horas. A frequência dos ônibus é de aproximadamente 20-25 minutos.  



Subindo no ônibus





Clark's Steak House

Almoçamos neste local e adoramos os quitutes e o pequeno museu em seu interior.








Localizado em uma das áreas mais prestigiadas da cidade e cercado por tanta história de Porteña, o Palacio Paz oferece uma localização única e uma vista privilegiada da famosa Plaza San Martin.




Buenos Aires, Argentina : 2023 May 29 : Souvenir shop in store in Barrio de La Boca, Caminito Tourist Zone in Buenos Aires Capital of the Argentine Republic.










O famoso Teatro Colón, que fica perto do Obelisco. Abriu suas portas em 1908 e foi reinaugurado em 2010 após reformas, mas sua administração parece ter parado no tempo. A não ser que você desembolse os valores mais caros para ficar no térreo, pagando mais de R$ 500 em alguns casos, vai ter que se contentar em entrar por uma porta na lateral do edifício e que dá acesso apenas às escadas para os andares superiores. Dar uma olhada no grandioso hall de entrada? Nem pensar, só pode pisar lá quem pagou mais. Separação de classes.


LUGARES EM PÉ / SEPARAÇÃO POR GÊNERO

Chama a atenção quando você entra no site de compra de ingressos e vê em destaque dois locais: “Cazuela de pie” (só para mulheres) e “Tertulia de pie” (só para homens). Em 2018, um espaço cultural que separa homens e mulheres? Sim. São uns dos setores mais baratos do teatro, só perde para o “Paraiso de pie”, lá no último andar, onde pessoas de ambos os sexos podem ficar no mesmo ambiente. Fonte: https://culturice.com.br/2018/01/09/teatro-colon-em-buenos-aires-tem-setor-que-separa-homens-de-mulheres-e-so-os-mais-ricos-entram-pela-porta-principal/





Agência PARLASUL (26/09/2018). O Plenário do Parlamento do-*/.
28' MERCOSUL aprovou em sua LVIII Sessão Plenária a Declaração de interesse no 2° Congresso "MERCOSUL para juízes e advogados"



                                                                           
O Palácio San Martín é a sede cerimonial da Chancelaria da República Argentina, dependente do Ministério de Relações Exteriores. Está situado a frente da Praça San Martín no bairro Retiro, de Buenos Aires.





HR Luxor Hotel Buenos Aires




                                  Plaza Lavalle






Na esquina da Rua Florida com a Avenida Córdoba, o edifício Centro Naval chama a atenção. Mais do que um belo palácio, trata-se de uma verdadeira joia entre tantas outras que fazem parte da espetacular arquitetura portenha. Desde 2016 é possível conhecer o local por dentro, com todo seu esplendor e detalhes históricos. A decoração da imponente fachada faz referência a temas marítimos e teve inspiração no Palácio de Versalhes. Sua autoria foi do escultor Luis Trinchero. Primeiramente, nota-se um impactante portão de ferro e bronze, que foi fundido no Arsenal Naval de Buenos Aires com velhos canhões das guerras da independência argentina. Este projeto ficou a cargo dos arquitetos Jacques Dunant e Gastón Mallet.  Fonte:https://aguiarbuenosaires.com/centro-naval/





Faculdade de Dreito de Buenos Aires. Trata-se de um dos maiores expoentes de um estilo muito usado na arquitetura argentina. Caracteriza-se por uma tendência a adotar grandes proporções nas obras arquitetônicas, sendo aplicado comumente como uma expressão de poder.




                                 Edificio de la Policía Federal Argentina. Fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Edificio_de_la_Polic%C3%ADa_Federal_Argentina.JPG




Floralis Genérica

Localizada na Plaza de las Naciones Unidas, no bairro da Recoleta, a Floralis Genérica é uma impressionante escultura de uma flor construída com alumínio e aço, símbolo de Buenos Aires. Inaugurada em 2001, presente do arquiteto argentino Eduardo Catalano à cidade. É a  maior flor do mundo, Com um peso de dezoito toneladas e 23 metros de altura. Segundo Catalano, a escolha do nome é fácil de explicar: Floralis significa pertencente à flora. Genérica, porque representa todas as flores do mundo. A escultura tem um sistema hidráulico que permite abrir suas pétalas de dia e fechá-las ao entardecer.


Obelisco - Buenos Aires - construído em 20 março de 1936 e inaugurado em 23 de maio do mesmo ano. 

A construção do obelisco esteve a cargo da empresa Alemã GEOPE-Siemens Bauunion - Bilfinger & Grün, que concluiu o seu trabalho em tempo recorde de 31 dias, empregando 157 trabalhadores. Maximizando a utilização do tempo foi utilizado o cimento INCOR de endurecimento. Para a sua construção, que custou 200.000 pesos e foram utilizados 680 m³ de cimento e 1360 m² de pedra branca de Córdoba. O estabelecimento da linha B do metrô favoreceu a construção do monumento, uma vez que facilitou a colocação da fundação pois os túneis formam uma base concreta de 20 metros. A laje plana do metrô permite a passagem da laje de fundação do obelisco. Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Obelisco_de_Buenos_Aires




Tour Buenos Aires

https://www.youtube.com/watch?v=SvZh4czT9Pk



Percurso 11 - Buenos Aires - MADERO TANGO – Encanto de Puerto Madero

No bairro mais moderno da capital portenha e um dos mais visitados por turistas,  uma das casas de tango mais renomadas da cidade, a conhecida Madero Tango, dá o ar de sua graça ao melhor estilo de um grande espetáculo. Atração imperdível para quem visita Buenos Aires. Um misto de teatralidade, dança, espetáculo unidos em uma noite. o Madero Tango transmite desde o clássico baile “tangueara” até a mescla de contemporaneidade do ritmo. Com ballet de peso, o show agrada todas faixas etárias. 

Link para conhecer Madero Tango: https://aguiarbuenosaires.com/madero-tango/

A Unesco declarou o tango Patrimônio Cultural "Imaterial" da Humanidade durante reunião nesta quarta-feira do Comitê Intergovernamental do organismo, em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos. A informação foi confirmada à agência Telam (agência oficial argentina) pelo secretário de Cultura da cidade de Buenos Aires, Hernán Lombardi, que acompanhou, em Abu Dhabi, a decisão do comitê da Unesco. "Essa é uma homenagem a todos os que sustentaram o tango durante muito tempo. Uma homenagem a aqueles que mantiveram a tradição, transmitindo a poesia e a dança de geração para geração", disse Lombardi.

O tango é defendido há décadas como bem cultural nas capitais da Argentina e do Uruguai. No passado, habitantes das duas cidades costumavam discutir onde, de fato, esta arte tinha nascido, se em Buenos Aires ou em Montevidéu.

Antes da decisão da Unesco, o governo da cidade de Buenos Aires informou que, se o tango fosse reconhecido, deveriam ser criados uma orquestra oficial do tango do Rio da Prata e um centro de documentação desta arte, entre outras iniciativas para preservá-lo.

Prostíbulos

Segundo historiadores argentinos, o dois por quatro (outra forma de chamar o tango) nasceu nos prostíbulos durante a imigração europeia, no início do século 20.

Desde então, o tango é identificado como cultura das cidades do Rio da Prata. As letras do tango, afirmam os especialistas, sugerem melancolia porque demonstram a solidão dos que saíram de países europeus para uma terra desconhecida.

Nos últimos anos, a musicalidade do tango foi renovada com o nascimento de grupos jovens que adotaram outros instrumentos, além do clássico bandoneón, para tocá-lo. E foram abertas dezenas de "milongas" (lugar para dançar esta música) na capital argentina.

Recentemente, no Campeonato Mundial de Tango realizado em Buenos Aires, um casal de japoneses que aprendeu a dança no Japão venceu a disputa na categoria "dança de salão". No entendimento das autoridades argentinas, foi a confirmação de que o tango já atravessou "há muito tempo" as fronteiras de Buenos Aires e Montevidéu.

Além do tango, outras 76 expressões culturais do mundo inteiro também disputaram o título de Patrimônio Cultural da Humanidade”. 

https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2009/09/090930_tangopatrimonio_mc#:~:text=A%20Unesco%20declarou%20o%20tango,capital%20dos%20Emirados%20%C3%81rabes%20Unidos.

 



















Percurso 10 - Buenos Aires - Basílica Nossa Senhora do Socorro

 

https://ilumineoprojeto.com/basilica-nossa-senhora-do-socorro-parte-i/


De acordo com  IGNACIO GAGLIARDI, “na periferia da cidade, ao norte, havia um oratório denominado “dos pescadores”. Nessa área, em 1750, o espanhol Alejandro del Valle doou um terreno para a construção de um templo dedicado à Nossa Senhora do Socorro. Em 1769, essa igreja foi nomeada vice paróquia da Catedral, e uma paróquia foi erguida em 25 de março de 1783. O templo foi consagrado em 20 de maio de 1896 pelo Arcebispo de Buenos Aires, Uladislao Castellano. E pouco depois, em 12 de fevereiro de 1898, o Papa Leão XIII a declarou Basílica Menor, sendo o primeiro templo em nosso país a alcançar esta distinção eclesiástica. Pela data conclui-se que, embora Leão XIII tenha autorizado a coroação, esta ocorreu, no entanto, durante o pontificado de seu sucessor, já que Leão XIII faleceu em 20 de julho de 1903 e Pio X foi eleito em 4 de agosto. Por isso, homenageia também a Pio X com a exibição de suas armas pontifícias no vitreaux do portal de entrada principal”.

















terça-feira, 26 de março de 2024

Percurso 9 - Buenos Aires - Cemitério La Recoleta

Localizado no próspero bairro que lhe dá nome, o Cemitério La Recoleta é o lugar de descanso eterno onde diferentes personalidades da história da Argentina se misturam com cidadãos anônimos que tiveram condições financeiras de pagar por esse luxuoso lugar. Em sua entrada principal tem uma frase em latim “Resquiescant in Pace” (Descanse em paz). No início do século XVIII, os frades da ordem dos Recoletos Descalços se instalaram na região, onde construíram uma igreja e um monastério. Em 1822, a ordem foi dissolvida e, no local, foi criado o primeiro cemitério público da cidade. As impressionantes esculturas e os surpreendentes mausoléus criam um especial museu ao ar livre, que oferece a possibilidade de ver uma completa aula de arte e história sobre a cidade. O cemitério está em um terreno de mais de 50.000 metros quadrados, ao longo dos quais se espalham mais de 4.800 abóbadas de tumba. Mausoléus de mármore, bronze, grandiosos templos gregos e pequenas pirâmides egípcias convivem com túmulos monumentais e de estilo art nouveau.

As grandes avenidas e os estreitos corredores do cemitério levam os visitantes às tumbas de diferentes personagens bastante conhecidos, entre os quais se destacam Eva Perón (Evita), Carlos Pellegrini, Nicolás Avellaneda e Bartolomé Mitre.

“Recentemente destacado como um dos cemitérios de arquitetura mais interessante do mundo, por Architectural Digest, o cemitério La Recoleta, localizado adjacente à Praça Intendente Torcuato de Alvear do bairro Recoleta, conserva uma grande trajetória histórica que se manifesta em todas as personalidades políticas e intelectuais que descansam nele. Os mausoléus de mármore, as numerosas abóbadas e as estátuas realistas provocam uma atmosfera única que torna o cemitério uma visita obrigatória em Buenos Aires.

A 'cidade de mortos dentro de uma cidade' projetada pelo arquiteto e engenheiro francês Prosper Catelin, baseado no cemitério parisiense Père-Lachaise, foi construída em 1822, como o primeiro cemitério público da cidade. Implanta-se sobre o que costumava ser o jardim da Basílica de Nossa Senhora do Pilar - atualmente Monumento Histórico Nacional - construído pelos monges da Ordem dos Recoletos em 1732. Encontram-se túmulos de personalidade que participaram ativamente da história argentina, como importantes políticos, (Eva Duarte de Perón), escritores (Silvina Ocampo e Adolfo Bioy Casares), médicos, artistas, prêmios Nobel (Carlos Saavedra Lamas e Luis Federico Leloir), esportistas e empresários.

A entrada principal se dá através de um pórtico concluído durante uma de suas reformas, em 1881. As evidências das duas grandes reformas podem ser observadas nas datas gravadas sobre o piso: 1881 e 2003. No total, são mais de 4.000 abóbadas e mausoléus de mármore decorados com estátuas organizadas - assim como em Buenos Aires - em um traçado retangular de quadras e ruas. Entre os elementos decorativos que se apresentam, distinguem-se diversos estilos que vão desde o Gótico ao movimento Art Deco. Atualmente é o cemitério mais visitado da cidade e merece um passeio arquitetônico por sua quadrícula tradicional e decorada, que evidencia o auge econômico nesse contexto histórico argentino e é reflexo da competência das famílias por pertencer à memória do país.”

Fonte: Autor - Fabian Dejtiar – https://www.archdaily.com.br/br/802490/a-historia-do-cemiterio-la-recoleta-um-dos-mais-incriveis-do-mundo

Quando os ricos e poderosos da Argentina descansam em paz, eles o fazem com estilo. O Cemitério da Recoleta é um dos mais extraordinários do mundo, com mais de 6.400 grandiosos túmulos e mausoléus, parecidos com capelas góticas, templos gregos, grutas de contos de fadas e pequenas casas elegantes. O exclusivo cemitério é a parada final para as mais célebres, e controversas, figuras da história do país. Presidentes, intelectuais, generais do exército e artistas continuam atraindo multidões mesmo nos pós vida.

A arte tumular é magnífica e estão presentes nos cemitérios e traduzem a relação da família com seu ente querido enterrado com o objetivo de simbolizar o sentimento que uma família quis deixar a um ente querido. Abrangendo esculturas, inscrições, e até plantas, ela diz respeito a todo o conjunto de imagens que compõem as relações com a morte e a construção de memórias. Gastar no túmulo faz parte do processo de diferenciação social, especialmente quando se pretende prestígio para o nome da família. Assim tem acontecido desde que os cemitérios secularizados se erigiram.

Optou-se por falar sobre o Jazigo da família Duarte onde está depositado os restos mortais de Evita Peron. María Eva Duarte de Perón, mais conhecida apenas como Eva Perón, ou pelo apelido de Evita, foi uma política, ativista, atriz e filantropa argentina que foi primeira-dama da Argentina de junho de 1946 até sua morte em julho de 1952, como esposa do presidente argentino Juan Domingo Perón.


Placa Eva Perón (Photo: Mardetanha)Ninguém vai ao Cemitério da Recoleta e deixa de visitar o túmulo de Evita. Pelos padrões do cemitério, contudo, ele pode ser considerado até simples. Três anos após a sua morte de câncer em 1952, seu corpo foi removido pelos militares argentinos que depuseram seu marido, o presidente Juan Perón.

O corpo, em seguida, fez uma odisseia transatlântica por quase 20 anos antes de finalmente ser devolvido para o mausoléu da família Duarte no Cemitério da Recoleta. Os seus restos mortais estão em uma cripta a 5 metros de profundidade, extremamente fortificada para garantir que ninguém irá perturbar o sono eterno da mais amada e controversa primeira-dama da Argentina.


Minha visita  ao cemitério foi gratificante pois  a arte tumular me fascina em sua iconografia e iconologia.  Cada escultura de acordo com sua posição tem um significado, cada símbolo traz a sabedoria da ancestralidade, como coroas, flores, cruzes, livro aberto, anjos, mulheres, esquadro e compasso, leão, mãos, coroas, santos, ampulheta alada,  ovelha, etc. A Cidade dos Mortos é um Templo para a reflexão, sobre os ciclos do tempo, passado, presente e o futuro que registrará o óbito, a única certeza que temos na vida. A Cidade dos Mortos é uma Escola, o Professor é o inexorável Tempo que afirma que, nossa colheita será o que semearmos na jornada. Com a visita adquiri mais um conhecimento com a cultura da sociedade da Argentina, o que não vi em nenhum cemitério que visitei, a preocupação de resguardar seus mortos, com criptas subterrâneas, como de Evita Peron.

Sabe-se que com o passar do tempo a deterioração toma conta dos objetos, principalmente aqueles que estão expostos às intempéries do tempo. Com relação ao olhar de Conservadora lamentei, o descaso em alguns túmulos, principalmente os mais antigos. A deterioração pelo tempo na tipologia de metais, como ferro, latão, bronze e mármores usadas para construção e lápides é notória.

 

Viagem guiada pelo Cemitério La Recoleta

https://www.youtube.com/watch?v=QCYQr8-a1Jc