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terça-feira, 26 de março de 2024

Percurso 8 - Buenos Aires - Caminito

História do Caminito

O Caminito começou como um trecho abandonado de trilhos de trem no bairro de La Boca, no final do século XIX. La Boca, cujo nome significa “a boca” em espanhol, é assim chamado porque está localizado na foz do Riachuelo, onde o Rio Matanza deságua no Rio da Prata. Este bairro costumava ser um importante centro portuário e atraiu muitos imigrantes europeus, principalmente italianos, que buscavam oportunidades na Argentina. Naquela época, La Boca era um bairro operário e portuário, e o Caminito era apenas um caminho estreito de terra batida que servia como passagem para os trabalhadores locais. A transformação do Caminito começou na década de 1950, graças ao pintor argentino Benito Quinquela Martín, nascido em La Boca e filho de imigrantes, que tinha por objetivo transformar o trecho de terra abandonada em uma galeria de arte ao ar livre. Com a ajuda de outros artistas locais, eles começaram a pintar as fachadas das casas com cores brilhantes e criaram murais temáticos sobre a cultura argentina. As tintas usadas eram geralmente sobras de tintas de navios do porto de Buenos Aires, o que conferia às fachadas uma qualidade única e vibrante. O nome “Caminito” foi inspirado na famosa canção de tango “Caminito”, escrita por Juan de Dios Filiberto e Gabino Coria Peñaloza, que é um hino à rua.

Após percorrer o local, fazer compras em lojas e saborear um almoço gostoso conclui que, Caminito é um Museu Vivo que representa os Ciclos do Tempo – passado, presente e sua história será transmitida para próximas gerações. Inclusive, em um dos locais da praça de alimentação assistimos um casal dançar de forma brilhante o tango. Além dos taxis e Uber existe Ônibus Turístico de Buenos Aires, pois Caminito é uma das paradas da rota. Consequentemente, “O Pequeno Caminho” – significado de Caminito – também desempenhou um papel fundamental na preservação e na disseminação do tango argentino, pois o Caminito se tornou um local onde músicos e dançarinos de tango se apresentavam, para o público.

https://www.voltologo.net/caminito/#:~:text=bairro%20La%20Boca-,Hist%C3%B3ria%20do%20Caminito,des%C3%A1gua%20no%20Rio%20da%20Prata.

 


















 

  

Percurso 7 – Buenos Aires - Centro Cultural Recoleta

Está instalado desde 1980 no antigo Convento dos Monges Recoletos, membros da ordem franciscana que se estabeleceu na região no início do século XVIII. o Centro Cultural Recoleta é uma das inúmeras atrações do bairro, tão rico em beleza quanto em história. O local oferece espetáculos de música, dança e teatro, mostras de artes visuais, ciclos de cinema, além de cursos e oficinas em diversas áreas artísticas. É um monumento histórico nacional argentino, que fica bem próximo do cemitério da Recoleta. No entorno do  Centro Cultural tem feirinhas que funcionam aos sábados, domingos e feriados, de 11h às 20h, bem próximo ao Cemitério da Recoleta.

Revisão histórica do prédio

O prédio ocupado pelo atual CCR é um dos edifícios mais antigos preservados em Buenos Aires. O local onde foi construído era parte de uma fazenda chamada “O Ombues”, de propriedade de um descendente do primeiro prefeito, Don Rodrigo Ortiz Zárate que tinha recebido a distribuição de terras por Juan de Garay em 1583. Em 1716, , foi doado aos frades franciscanos Recoletos. Arquitetos jesuítas Juan Krauss e Juan Wolf foi contratado para projetar os planos da primeira construção; os espaços de fachada e interiores foram dominados pela Andrés Blanqui.

Ocupando um setor fora da cidade, na fronteira com as áreas rurais do norte, a obra foi concluída em 12 de outubro de 1732.Bernardino Rivadavia como Ministro e Presidente Martín Rodríguez, reforma da ordem escolar de 1822 determinou o abandono do convento pela comunidade religiosa e a passagem dos seus bens para o poder público. Um de seus primeiros usos foi como uma escola de desenho, criado pelo General Manuel Belgrano.

Em 1859, com a ajuda de A Sociedade Filantrópica Asylum Beggars no edifício do antigo convento é criado. Então ele teve em vários destinos sendo também hospital de campo, quartéis e governador Viamonte Nursing Home. Esta foi a sua última utilização antes da construção do Centro Cultural. Vários eventos significativos ocorreram neste edifício desde a sua criação. Em 1806 Santiago de Liniers lenços no convento à noite, pedindo a proteção de Deus para libertar Buenos Aires de Inglês. Em 1827, a Recoleta sediou o retorno triunfal do Almirante Brown, após a vitória do Juncal. Essa área da cidade era privilegiada por Torcuato de Alvear, primeiro intendente de Buenos Aires, no saneamento e embelezamento plano desenvolvido durante os anos 80 do século XIX. CCR edifício não foi excepção. O trabalho foi encomendado para Juan Antonio Buschiazzo, que contribuiu com um estilo italiano e construiu os novos pavilhões e uma capela para os internados, ainda preservados os claustros originais. A fonte a seguir traz detalhes específicos sobre a história do prédio.

Fonte: https://pt.wikiarquitectura.com/constru%C3%A7%C3%A3o/centro-cultural-recoleta-e-buenos-aires-design/
















Percurso 6 – Buenos Aires - Galerias Pacífic – Edifício Comercial

 Localizado no cruzamento da Rua Florida e da Avenida Córdoba. – Inaugurada em 18 de maio de 1992

Endereço: Av. Córdoba 550, C1054 Cdad. Autónoma de Buenos Aires, Argentina

Província: Cidade Autônoma de Buenos Aires

O edifício onde hoje funcionam as Galerias Pacífico foi projetado por Francisco Seeber e Emilio Bunge no final do século XIX para abrigar o Au Bon Marché Argentino. Com uma arquitetura inspirada no estilo francês, o objetivo era oferecer os mais refinados produtos da moda, para um público seleto. A atual cúpula de 450 metros, recoberta com murais de renomados artistas da época:

Lino Enea Spilimbergo - Nascimento: (August 1896 – Buenos Aires Argentina - 16 March 1964) - Unquillo, Argentina). Education           Academia Nacional de Bellas Artes

Delesio Antonio Berni (14 May 1905 Rosário, Argentina – 13 October 1981 Buenos Aires, Argentina) – Artista. Painting, Engraving, Illustration, Collage

Juan Carlos Castagnino  (18 de novembro de 1908 Mar del Plata, Argentina - 21 de abril de 1972, Buenos Aires, Argentina). Ocupação: pintor, arquiteto, desenhista

Manuel Colmeiro Guimarás (7 de agosto de 1901,Silleda, Espanha - 1 de octubre de 1999 Salvatierra de Miño, España). Pintor e escultor

Demetrio Urruchúa (Pehuajó, 19 de abril de 1902- 2 de octubre de 1978, Buenos Aires) fue un artista plástico argentino reconocido internacionalmente por frescos y murales.


Fonte: https://aguiarbuenosaires.com/galerias-pacifico/










Percurso 5 - Buenos Aires - Catedral Metropolitana

Catedral ou Sé é o templo cristão em que se encontra a sede de um bispo e uma diocese, com seu cabido. Deriva do latim cathedra (cátedra, cadeira), de maneira que o nome catedral faz referência ao trono do bispo. O termo é empregado para alguns templos católicos, ortodoxos, anglicanos, protestantes e pentecostais.

Principal sede da Igreja Católica na Argentina,  uma das obras arquitetônicas mais importantes da época colonial, a Catedral Metropolitana de Buenos Aires é um  Monumento Histórico Nacional. Mas nem sempre funcionou no mesmo edifício, o primeiro deles data de fins do século XVI e, após  inundações, incêndios, uso de materiais precários e até defeitos estruturais foi erguida a sexta e definitiva construção, sob o comando do arquiteto italiano Antonio Masella, uma estrutura final em estilo neoclássico, a obra teve início em 1752 e só foi terminada cem anos após. mas a decoração foi concluída em 1911. 

Visitar o espaço interior da Catedral de Buenos Aires é viver uma experiência visual e, sobretudo, emocional. Impossível não se sensibilizar com a beleza das cinco naves, os 41 metros de altura da cúpula ou as catorze pinturas da Via Crucis, obra do italiano Francesco Domenighini, que originalmente se encontravam na Igreja de Pilar. É também hoje um verdadeiro museu em honra ao Papa Francisco. No local, pode-se ver objetos pessoais e de liturgia utilizados pelo então arcebispo Jorge  Bergoglio durante os 15 anos de seu ministério pastoral na capital portenha. 

Mausoléu do General José de San Martín, , líder da independência argentina.


Observou-se a troca de guarda em frente ao túmulo do  General José de San Martin, um general argentino e o primeiro líder da parte sul da América do Sul que obteve sucesso no seu esforço para a independência da Espanha, tendo participado ativamente dos processos de independência da Argentina, do Chile e do Peru. Nascimento: 25 de fevereiro de 1778, Yapeyú, Argentina. Falecimento: 17 de agosto de 1850, Bolonha-sobre-o-Mar, França. Sepultamento: 28 de maio de 1880, Catedral Metropolitana de Buenos Aires, Buenos Aires, Argentina. Os soldados da Guarda são chamados de Granadeiros de São Martin. Embora silenciosa foi belíssima a apresentação.

Fonte: https://aguiarbuenosaires.com/catedral-metropolitana-de-buenos-aires/

















Percurso 4 - Buenos Aires - Palermo – Jardim Japonês

Em Palermo, o Jardim Japonês de Buenos Aires (em espanhol Jardín Japonés de Buenos Aires) foi construído no Parque Três de Fevereiro, situado no bairro de Palermo, em Buenos Aires, no ano de 1967, na ocasião da visita à Argentina do então príncipe-herdeiro do Japão, o ex-imperador Akihito. O projeto é do paisagista Yasuo Inomata, que lançou mão dos típicos elementos dos jardins japoneses para recriar em Palermo um pedaço daquele país. A combinação de lagos, pontes, portões, caminhos, pedras, pontes e areia, além da grande variedade de plantas, forjam um ambiente calmo e de beleza indescritível. É administrado  pela Fundación Cultural Argentino Japonesa, não recebe nenhum tipo de subvenção dos governos do Japão ou da Argentina. Mantêm-se com a receita gerada pelas atividades desenvolvidas no espaço e pelos ingressos vendidos aos visitantes.

“A primeira vez que Inomata se sentiu próximo da Argentina foi em meados do século passado, quando seu pai, que era metalúrgico, carregou trilhos de trem em um navio que saía do porto de Kamaishi com destino a Buenos Aires. Inomata estava na adolescência e evitou qualquer possibilidade de ingressar na indústria do aço, que empregava a maioria dos jovens de sua cidade. Quando um camponês residente em Escobar, Suejiro Hisaki, o ofereceu para trabalhar em seu viveiro de rosas, ele embarcou em um barco em busca de “aventura”, viagem que agora comemora e da qual só encontra uma pena: “Na Argentina: Eu não tenho discípulo”. Fonte: http://ilumineoprojeto.com/jardin-japones-de-buenos-aires-parte-ii-yasuo-inomata-o-mestre-sem-discipulo/