Seguidores

terça-feira, 9 de abril de 2024

CLVIV - Exposição na BADESC


Visita na BADESC, para ver a exposição dos 13 alunos da UDESC na área de pesquisa, no Espaço FERNANDO BECK, onde está incluída a artista Shayda Cazaubon, com o título -  Raízes Poéticas.

https://fundacaoculturalbadesc.com/blog/exposicao/exposicao-raizes-poeticas-abre-calendario-2024-da-fundacao-cultural-badesc-em-florianopolis/

A visitação da exposição Raízes Poéticas poderá ser feita de segunda a sexta, das 13h às 19h, até o dia 25 de abril de 2024.

Serviço: Abertura da exposição coletiva Raízes Poéticas.

Data: 7 de março – quinta-feira.

Horário: 19h.

Local: Fundação Cultural BADESC (Rua Visconde de Ouro Preto, 216 – Centro Florianópolis/SC)


Fundação BADESC


































 

 

Percurso CLVIII - Final – Comemoração de meus 75 anos respirando cultura II

 Dia 7  - 20H | Ensaio Aberto das FILHAS E FILHES DE EVA NO JARDIM DAS DELÍCIAS

Musicista/Banda - https://www.instagram.com/filhasefilhesdeeva/

Conheci a Banda em 2023 no evento conectando musicalmente, a capital de Santa Catarina com a cidade norte-americana de New Orleans, nos Estados Unidos, a 2° edição do Bourbon Street Fest desembarca no Centro de Florianópolis em dezembro, no palco da Ponte Hercílio Luz. O Bloco carnavalesco feminista é formado por mulheres e pessoas não-binárias, sob o comando de Eva Figueiredo. O bloco também comemora um ano desde que reuniu mais de 40 mulheres instrumentistas de sopros e percussão para reivindicar o protagonismo feminino na música. e depois de incendiar o Carnaval do Centro Leste, elas chegam em um domingo por mês para apresentar o seu Ensaio Aberto!

Observou-se o trabalho espetacular do regente musical, com conhecimento e garra o qual rege, o grupo  instrumental em   eventos. Tem conhecimento de partituras, elabora textos, avalia competência musical do grupo a ser dirigido, escolhe edição da partitura, realiza ensaios com o grupo,  dirige a apresentação, etc.

Para a Unesco, a música é considerada um patrimônio cultural imaterial da humanidade, uma vez que é uma expressão que grupos e indivíduos vão passando de geração em geração nas comunidades, assim como a dança, literatura e saberes de um povo.

De acordo com postagem de FILHAS E FILHES DE EVA NO JARDIM DAS DELÍCIAS “Dando continuidade aos nossos estudos sobre o Samba, seus diferentes contextos sociais, históricos e seus atores ao longo do tempo e espaço, voltaremos nossos olhares à contribuição da região nordeste na história e construção do samba. Estudaremos formas de samba que se desenvolveram no sertão, agreste e zona da mata, como o Samba de Latada e Samba de Matuto.

Também estudaremos culturas musicais locais como a Cantoria de Viola, o Coco e as Novenas de Pífano buscando entender as raízes e as origens de sonoridades e formas de expressão musical que contribuíram fortemente com o desenvolvimento do samba e do choro carioca do século XX.  As temáticas serão trabalhadas através da metodologia que desenvolvemos que articula o estudo historiográfico e musicológico com o estudo prático por meio de aulas de instrumentos (Violão, Cavaco, Percussão e Canto) e de prática de conjunto.

Além  da temática central teremos os estudos permanentes do grupo que são o Samba de Roda e o Bloco de Carnaval, onde estudaremos toques de instrumentos, fundamentos, arranjos dentre outros conhecimentos, através da prática desses dois formatos de Samba, centrais para a compreensão de sua história e construção. Os encontros semanais (primeiro ciclo de três meses)

Quartas Feiras - horario: 19h-21h

Lugar: @galeria.lama

As inscrições serão feitas através de formulário e fazendo o pagamento via pix:

CNPJ 43154078000173 / cdenota

Enviar comprovante (48)996734572

O valor de participação  R$140,00 mensais.

Nessa edição ofereceremos 20 vagas, das quais 7 serão gratuitas para pessoas negras e de baixa renda que queiram participar. Venha batucar com a gente e conhecer melhor o Samba, sua história, seus diferentes formatos e variações. Aguardamos vocês!!

#samba #rodadesamba #sambaderoda #sambaemfloripa #grupodeestudo #estudosamba #pesquisasamba #estudodesamba #culturapopular

Collaborating with a 'tag collaborator' brings creativity and new perspectives. #collaboration #partnership #creativity #teamwork #innovation

https://www.instagram.com/p/C5RmsT0umh3/?igsh=NWYyNjRoYzQ4NmIy

 Estudar e pesquisar música. Editorar partituras, elaborar textos e prestar consultoria   na   área   musical.   Assessorar   nas   atividades   de   ensino,   pesquisa   e extensão.

A apresentação despertou meus instintos para a alegria e o samba e desde então acompanho suas apresentações pelo Instagram. E o final das festividades de meu aniversário foi, com a Banda que liberei minha criança interior, me diverti muito e relembrei, meus carnavais de outrora. Gratidão pelo carinho dos componentes que me fizeram sentir parte do grupo.


Bloco feminista Filhas e Filhes de Eva é composto por mais de 40 mulheres e pessoas não-binárias – Foto: Natasha Azambuja/Divulgação/Floripa.LGBT










PERCURSO CLVII - Comemoração de meus 75 anos respirando cultura I

Dia aniversário – Dia 6 - Chegou o dia de meus 75 anos, com uma programação inusitada, três dias de eventos culturais relacionados, ao patrimônio imaterial, o que mais gosto organizado, por minha amada filha, a artista Shayda Cazaubon.

CASA DE NOCA E BUGIO tem o prazer de apresentar a oitava edição do “Noca na Rua”. Dessa vez vamos aportar na Praça Milton Tatu, no Rio Tavares. O espaço que fica bem junto ao Elevado do Rio Tavares (Seu Getúlio) será nossa casa no sábado, dia 06 de abril, das 14 às 22 horas! Programação:  shows musicais; intervenção circense; chopp artesanal e drinks Bugio (traga sua caneca; comidinhas de rua; encontro de brechós.

A praça Seu Getúlio fica no elevado do Rio Tavares. É bem ampla, tem gramado, tem parque infantil, tem espaço de sobra pra gente curtir junto por aqui!

O Noca na Rua foi selecionado pelo Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.

Apresentaram nesta data os seguintes eventos:

14hs – Abertura

15hs – Amor, Purpurina e Sacanagi - https://www.instagram.com/noca_floripa/p/C5CHig5Aw2j/

Um trio responsável pela discoteca - seleção no intuito de deixar a pista pulsante, cheia de amor, calor e brilho nos olhos. Música Brasileira, música universal, música que transborda.

16hs – Aniz de Flor - https://www.instagram.com/anisdeflor/

Cantora e compositora afro-indígena brasileira. 50 MELHORES ÁLBUNS DO ANO 2022 – APCA. Excelente apresentação. Seu álbum Fértil fala de sua vida.

17:20 – Grilos e os Mosquitos – Trio Instrumental -  https://www.instagram.com/grilloeosmosquitos/

18:20 – Charanga Encarnada

Musicista/Banda– Com suas músicas esquentou os presentes - https://www.instagram.com/charangaencarnada/

19:10 – Samba da Búia - coletivo de sambistas que surge no centro de Florianópolis, SC. Sem hora, nem local fixo, uma roda pode surgir perto de você no Desterro. Espetacular a apresentação. https://www.instagram.com/sambadabuia/

20:50 – Los desterros - Musicista/banda - banda elétrica de ritmos sudamericanos y baile danzante - https://www.instagram.com/losdesterros/

A Casa de Noca em 2011 instalou-se, na Lagoa da Conceção, na Avenida das Rendeiras. O espaço cultural mais democrático de Florianópolis fecha as portas depois de seis anos e cinco meses de batalha, com cerca de 1300 eventos realizados, entre Casa de Noca, Carnaval na Praça, Noca Fora de Casa, festivais, Noca na Rua, entre outras noites musicais, e um público estimado de mais de 200 mil pessoas. “Marinho Freire Costa, um dos sócios da Casa de Noca, citou dois motivos que pesaram para desistir de remar contra a maré. A crise pegou de verdade e fechar as contas estava ficando cada vez mais difícil. Outro ponto é a falta de incentivo à cultura em geral no estado. A importância da Casa de Noca não se restringe à música. O espaço já recebeu exposições e trabalhos de artísticas plásticos e visuais de diversos estados, sediou exposições fotográficas, apresentações teatrais, aulas de dança e oficinas de canto e artes manuais. A empresa também trabalhou em parceria com diversas produtoras, coletivos e projetos sociais, políticos e culturais, e apoiou financeiramente a gravação de álbuns de artistas como François Muleka, Dandara Manoela, Léo Vieira, Caraudácia, Skrotes, etc., e muitos outros produtos”.

 

https://dicasdonossobrasil.com.br/florianopolis/baladas-em-florianopolis/